quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O movimento Reformista.



            A palavra reforma significa renovar ou modificar algo que está velho e desgastado. Pode-se reformar uma casa, uma roupa ou um carro. As coisas são reformadas para que voltem a nos servir adequadamente.
Reforma também designa transformação em instituição da sociedade em sua forma de se organizar, de executar suas obrigações e de fundamentar sua existência. Entro o final do século XV e o ínicio do século XIV, essa palavra foi aplicada para designar uma série de mudanças que algumas pessoas consideravam necessárias na Igreja Católica, tanto na sua forma de organização e administração como na sua relação com os fiéis.
            A iniciativa de tais alterações partiu de alguns católicos. Eles desejavam mudanças costumes da Igreja e o comportamento do clero, visto como indecoroso e cada vez mais distante da mensagem de Cristo. Esse movimento deu origem a diversas novas igrejas, chamadas protestantes (pois surgiram em ``protesto`` contra a situação da Igreja Católica). Essas dissidências deixaram de surgir o comando e a orientação do papa de Roma. Ao quebrar a unidade religiosa Cristã no Ocidente a reforma Protestante estabelecendo o fim da quase militar supremacia do catolismo na Europa.

Postagens Relacionadas:

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Arquivo do blog