quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Gravidade



Gravidade ou gravitação é uma força que atrai todos os corpos para o centro da Terra. Tudo começou com uma maçã, no século XVII, quando o cientista Isaac Newton (1642-1727) observando a fruta cair da árvore, concluiu que - se a maçã e todos os outros corpos são atraídos para a Terra sem que possuam qualquer velocidade inicial, logo, a Terra deveria ter uma força de atração que os obrigassem a cair em sua direção. Essa força seria a mesma que mantém a Lua em órbita, ao redor da Terra. E o sol seria também capaz de exercer a força de atração para manter a Terra e os demais planetas ao seu redor. E haveria uma força de atração mútua entre todos os corpos, a qual dependeria de suas massas. Em 1666, Newton foi o primeiro a perceber a lei fundamental que seria básica para a compreensão de vários fenômenos, antes inexplicáveis, que ocorrem no universo - a gravitação universal.

As Leis do Movimento, de Newton foram publicadas no livro "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, ou da Ciência. Diz a primeira lei: um corpo em repouso permanece em repouso se não é forçado a mudar; um corpo que se move continuará a se mover com a mesma velocidade e no mesmo sentido, se não for forçado a mudar. Newton percebeu que para um objeto mover-se, seja a maçã que cai da árvore, sejam as mares que sobem nos oceanos, tem de estar presente uma força. Como exemplo, pode-se observar o que acontece quando um automóvel em que estamos para subitamente. Continuamos a nos deslocar para a frente, continuamos em movimento, até que sejamos forçados a parar, talvez batendo no banco da frente.

A mais extraordinária de suas leis foi a da gravitação universal. Nela provou que cada partícula de matéria atrai outras partículas de matéria. Não é só a terra que puxa para seu centro a maçã da árvore, mas também a maçã puxa a Terra. Essa lei aplica-se a todos os planetas. O Sol puxa, ou atrai a Terra, esta atrai a Lua, e a Lua atrai a Terra. Newton mostrou que a força entre os corpos depende de sua massa, assim como da proximidade deles. E ensinou a calcular essas forças.

Postagens Relacionadas:

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Arquivo do blog